Missão

O Pedais pelo Mundo tem como objetivo mostrar para as pessoas uma nova forma de locomoção nas cidades, a partir da energia mais renovável do mundo, a força humana. A bicicleta é um veículo altamente eficiente e consegue quebrar barreiras inimagináveis. Além disso, ela não polui, ocupa pouco espaço, tanto para circular quanto estacionar, é saudável e permite a aproximação e integração entre as pessoas. Essa forma de deslocamento proporciona as pessoas um momento diário de descontração, é inclusive a solução simples para graves problemas urbanos. Por isso o nome “Pedais pelo Mundo”.

Durante a viagem e nas paradas estratégicas em cidades importantes, será feito um relatório da mobilidade urbana por bicicleta, exclusivo de cada cidade, que servirá de pesquisa para as varias áreas profissionais associadas ao urbanismo e sociedades, a fim de compartilhar todas as experiências e informações com aqueles que não puderam pedalar comigo, para aqueles que ficaram no Brasil, e também aqueles que conheci ao longo do caminho. Com o projeto poderei ter idéias concretas das soluções adotadas em diversos países para os problemas urbanos, focando na vertente da mobilidade sustentável.

Para ver como as cidades estão se portando frente ao uso da bicicleta como meio de transporte, o projeto idealizou o relatório chamado de primeiras impressões cicloviárias. Se trata de uma análise urbana, baseada nas “5 exigências do bom plano”, desenvolvidas pela I-CE (Interface for Cycling Expertise), o programa cicloviário Holandês, são elas: “1. Atratividade 2. Conforto 3. Rotas diretas 4. Segurança viária 5. Coerência e Integralidade da rede”. (www.cycling.nl).

Com o intuito de fomentar o uso da bicicleta e conscientizar as pessoas sobre seus direitos e deveres, o Projeto Pedais pelo Mundo oferece palestras levantando a temática da mobilidade urbana e introduzindo os participantes no mundo cicloviário. As apresentações são abertas para todos os tipos de público, podem ser visto por crianças a técnicos de trânsito e tráfego.

O projeto ainda revela para todos a possibilidade de um mundo melhor a partir de pequenas mudanças de comportamento, priorizando a vida acima de qualquer coisa. Nós, seres humanos, precisamos dedicar mais tempo para nós mesmo, nossa família, nossos amigos e a natureza. Será através das práticas sustentáveis que podemos conquistar esses aspectos, pois ela nos faz refletir que todo ser vivo do planeta tem seu espaço e deve ser respeitado. Para isso, será pesquisado iniciativas sustentáveis de reutilização de materiais, reciclagem, alternativas construtivas ecológicas, associações de proteção de animais e outros, com o fim de divulgar e promover os hábitos ambientais.

“Seja você a mudança que quer ver para o mundo” – Ghandi

Comments are closed.